Conheça 3 como estudar para concurso do zero e aprenda a estudar da maneira correta desde o início.
Antes de começar a estudar para concurso, duas questões são fundamentais: definir o seu objetivo (PF ou PRF, por exemplo) e ler o edital completo — é o mínimo que qualquer concurseiro precisa fazer. Depois disso, já pode começar a colocar em prática as dicas a seguir na sua rotina. Sem dúvida, os seus estudos vão render mais e a sua chance de conquistar a aprovação será maior.
O que fazer antes de começar a estudar do zero para concurso da PF/PRF
Muitos desejam passar em um concurso da Polícia Federal ou da Polícia Rodoviária Federal e, por isso, decidem começar a estudar. Nesse momento, algumas pessoas percebem que não estão acostumadas com uma rotina de estudos e acabam desanimando.
Mas isso não é motivo para desistir. Ao contrário, antes de mais nada — antes de pegar os livros e começar a ler os conteúdos —, você precisa aprender a estudar. E se você ainda não está acostumado a fazer isso no seu dia a dia, não se preocupe, neste texto você vai aprender a estudar para concurso do zero.
1. Organizar a rotina para estudar bem
Em primeiro lugar, você vai precisar organizar a sua rotina. O ideal é começar mapeando a sua rotina. Então escreva e visualize os seus horários, liste tudo o que você precisa fazer no dia — os horários em que você acorda, trabalha, almoça, treina etc. Assim, você descobre quais horários terá para estudar.
Nesse sentido, vale lembrar que a melhor hora do dia para estudar é a parte da manhã. Ou seja, se o estudo for uma das primeiras atividades do seu dia, ele vai render mais. Pois é esse o momento no qual você está mais descansado — física e mentalmente.
Sendo assim, após mapear a rotina, você vai definir os seus horários de estudo. E como você está começando do zero, não será proveitoso estabelecer uma carga horária muito elevada. Nessa fase, duas a três horas de estudo por dia são o ideal, uma vez que a prioridade é ter constância e criar o hábito do estudo. Depois, com o tempo, você vai aumentando as horas de estudo gradativamente.
Mas não basta determinar os horários de estudo, você precisa garantir para si mesmo que vai cumpri-los — como se fosse a sua profissão. Por isso — vale ressaltar —, começar com uma alta carga horária não é uma boa opção. Quando você começa a estudar para concurso do zero, vale mais determinar poucas horas e ser constante do que montar um plano com muitas horas e não conseguir se concentrar.
Veja também: Como conciliar trabalho e estudo para concurso.
2. Aprender a estudar para concurso do zero
Outra coisa importante é como você estuda para concurso. Alguns alunos já têm uma rotina de estudos desde o colégio, ou faculdade, por exemplo, no entanto, estudar para concurso é um pouco diferente. Não basta ler PDFs, assistir a videoaulas ou copiar trechos considerados importantes.
É provável que para estudar da maneira certa, você precise “aprender a aprender”. E isso, antes de tudo — de investir em materiais e começar a ler os conteúdos. Sendo assim, se você quer estudar para concurso da melhor maneira, o ideal é aprender, em primeiro lugar,
- técnicas de estudo;
- métodos de aprendizagem;
- métodos de memorização; e
- quais as melhores formas de estudar e aprender.
Se você tem os melhores materiais do mundo, mas não sabe estudar — não conhece as técnicas e não memoriza —, não vai adiantar. É como ter o melhor violão, e não saber como fazer as notas ou afiná-lo. Por isso, ainda que o estudante conte com materiais excelentes, ele precisa saber estudar, a fim de tirar o melhor daquele material.
3. Buscar ferramentas e materiais de estudo
Depois de organizar a rotina e aprender a estudar, vamos para a escolha dos materiais. Não adianta comprar um curso caro e complexo sem saber o que está fazendo. O ideal é escolher um material básico e bom. Além disso, é interessante que ele seja voltado para o concurso o qual você deseja prestar.
O material de estudo deve estar de acordo com o seu objetivo. Aliás, você pode procurar por um curso que conte com bons PDFs e videoaulas referentes ao seu edital. Mas antes disso, vale a pena analisar os materiais gratuitos que os melhores cursinhos do mercado disponibilizam. Assim, você pode verificar — antes de comprar — com qual você se identifica mais, bem como qual possui a melhor didática para você.
Além disso, é muito importante investir em uma boa plataforma de questões, como o “Qconcursos” e o “Tec Concursos” — as melhores do mercado. E ainda apostar em uma boa plataforma de simulados. Mesmo que você não comece os estudos fazendo simulados, vai precisar deles logo nos primeiros meses.
Como o próprio nome indica, seu objetivo é simular o dia da sua prova. Por isso, se ele for feito da forma correta, você poderá ter uma noção não só dos conhecimentos, mas também do seu tempo e da sua estratégia de prova, bem como do nervosismo e da ansiedade do dia da prova.
Conclusão
Ao seguir os três passos acima, o aluno começa a estudar da maneira correta. Eles são, sem dúvida, três pilares que vão conduzir a sua preparação. Assim, sobre como estudar para concurso do zero, você irá estudar nos horários que definiu, colocando em prática as técnicas de estudo aprendidas e, por fim, aplicar o conteúdo nas questões.
Uma coisa muito importante é não pular a primeira e a segunda dica. Ainda que mapear a rotina — definir horários — e aprender a estudar seja trabalhoso e tome um pouco do seu tempo, sem dúvida essa organização vai te ajudar muito a aproveitar os materiais escolhidos e estudar para concurso do zero da maneira correta, desde o início.