Você precisa conciliar trabalho e estudo para concurso? Saiba como organizar a sua rotina e aproveitar o máximo do seu dia.

Não tem como conciliar trabalho e estudo para concurso

Muitos concurseiros — talvez a maioria deles — precisam conciliar trabalho e estudo. Ou seja, dependem de uma renda e não têm o dia todo livre para se dedicar ao estudo e se preparar para o concurso. Se esse é o seu caso, uma coisa é fundamental: antes de começar a estudar, você precisa aprender a aproveitar cada minuto disponível do seu dia.

Neste texto, você vai descobrir três dicas para já colocar em prática e conseguir mais tempo para estudar.

Mapear a sua rotina é o primeiro passo

Antes de mais nada, é preciso considerar o seu cenário atual. Ou seja, quais atividades mais tomam o seu tempo, quanto tempo você perde no trânsito, quantas horas de sono você tem e quantas gasta no trabalho, por exemplo. E o ideal é que você tire um dia para realizar esse mapeamento.

Para te ajudar a visualizar essas informações — e mapear a sua rotina —, o exercício dos 48 blocos pode te ajudar. A ideia é dividir o seu dia em 48 blocos pequenos de 30 minutos cada — você pode utilizar uma folha para desenhá-los ou usar uma planilha de Excel. Você vai pintar os quadrados que correspondem a cada uma das atividades do seu dia.

Nesse sentido, é importante que você siga uma ordem pré-determinada, de acordo com o grau de importância das tarefas. Em primeiro lugar, você vai pintar os quadrados que correspondem às suas horas de sono, depois os que indicam as suas necessidades básicas (banho, alimentação etc.), em seguida o seu tempo de trabalho e outras atividades inadiáveis. Se você trabalha 8h por dia, por exemplo, vai pintar 16 quadrados.

Depois de tudo isso, você vai começar a pintar os horários nos quais você vai efetivamente se dedicar ao estudo. Por fim, cabe ainda colocar as atividades físicas, os hobbies, o tempo de descanso, e assim por diante. Considere também o tempo que você gasta no trânsito — o deslocamento de casa para o trabalho e vice-versa.

Além disso, é bom utilizar cores distintas para as diferentes atividades. Assim, você faz o mapeamento da sua rotina e consegue identificar — e visualizar de maneira mais concreta — quantas horas você gasta em cada uma das atividades da sua semana. Isso vai te ajudar a enxergar o tempo que você tem e, assim, conciliar trabalho e estudo para concurso no seu dia a dia.

Organizar a rotina será fundamental

Depois de mapear a sua rotina, você vai organizá-la. Algumas funções têm horário fixo — como trabalho ou alguma questão familiar —, no entanto há outras atividades sobre as quais temos domínio do horário, como sono, alimentação, estudo. Toda a rotina do seu dia vai influenciar na produtividade dos seus estudos.

Por isso, o ideal, sobretudo para quem trabalha, é definir uma sessão de estudos pela manhã — nas primeiras horas do dia. Nesse momento, o seu cérebro está mais descansado e, assim, mais propenso a aprender e a memorizar o conteúdo estudado. Inclusive, é importante estudar os conteúdos principais pela manhã — nesse momento em que seu cérebro está descansado. Por outro lado, se você deixar o estudo para as últimas horas do dia, quando o seu cérebro já está esgotado, ele não será eficaz.

Então, se você costuma dormir tarde, comece aos poucos a dormir mais cedo — para ter pelo menos 7h de sono. Assim, você acorda descansado e com tempo para estudar antes de sair para o trabalho. Para quem sai de casa às 07h para trabalhar, o ideal seria acordar umas 05h ou 05h30, a fim de aproveitar as primeiras horas do dia para estudar.

Isso não quer dizer que você não possa estudar à noite. Pelo contrário, uma sessão de estudos à noite, após o trabalho — depois que você chega, toma banho e se alimenta —, vai complementar o seu ciclo de estudos. Nesse momento, você pode escolher alguma matéria com a qual você tenha mais facilidade e afinidade e que te desgaste menos mentalmente, uma vez que o seu cérebro estará bem mais cansado.

Lembrando que cada um tem a sua rotina, logo o tempo e a forma de estudar não serão iguais para todos. Cada estudante vai estruturar e organizar uma rotina adequada a sua realidade.

Montar um plano de estudos é a solução para conciliar trabalho e estudo para concurso

Montar um plano de estudos vai te ajudar muito na hora de conciliar trabalho e estudo para concurso. Isso porque no momento em que você parar para estudar, não vai precisar perder tempo pensando em qual matéria você verá primeiro, pois já terá definido isso previamente.

Então, depois de mapear e organizar a rotina, você vai montar um plano de estudos e tê-lo bem definido. Fazer isso vai consumir um pouco do seu tempo e da sua energia, mas vai te ajudar a não perder tempo depois. Com um plano, você já começa a sessão de estudos sabendo o que e como vai estudar.

Uma boa estratégia é já no domingo organizar a sua rotina da semana. E quanto mais específico você for nesse sentido, melhor. Então, no seu plano de estudos, você vai definir não só a matéria, mas o que você vai fazer naquele momento.

Por exemplo, na segunda-feira, você estabelece que vai estudar Língua Portuguesa. Isso é muito vago, uma vez que a matéria abrange diversos conteúdos. O ideal é determinar também os horários e o que você vai fazer, de modo específico. Qual matéria, qual aula ou PDF será usado, quantas questões serão feitas, qual tópico você vai ler ou revisar etc. Dessa forma, quando você parar para estudar, é só fazer o que já está previsto.

Muitos estudantes não montam um plano de estudos e, por isso, perdem parte do tempo — que teriam para estudar — pensando no que vão estudar naquela hora. Mas se você tem um cronograma, fica muito mais fácil, basta segui-lo. Sem dúvida, estabelecer metas objetivas e pontuais vai fazer a sua sessão de estudos render muito mais.

Além disso, a cada noite antes de dormir, você pode dar uma olhada no planejamento do dia seguinte. Assim, você já tem uma noção do que vai estudar no outro dia e, se for preciso, faz alguma alteração. Ter um planejamento na hora de estudar, com certeza, fará com que seu estudo seja muito mais produtivo e eficiente.

Veja também: 4 dicas de estudo para concurso.

Para garantir que você não é um robô, confirme seu e-mail.
O Guia em PDF será baixado em seguida no seu dispositivo.