Você sabe a importância dos simulados na hora de estudar para concurso? Entenda para que ele serve a aprenda a fazê-lo da forma correta.
Antes de mais nada, os simulados são uma ferramenta fundamental para os concurseiros. Eles ensinam o estudante a fazer a prova, uma vez que ao realizar os simulados é possível desenvolver uma estratégia de prova. Não só levando em conta a matéria em si, mas o tempo e outros fatores que contam no dia da prova.
Qual é a função dos simulados para concurso?
Muitas pessoas — concurseiros, inclusive — acreditam que os simulados para concurso são apenas uma lista de questões. Mas, na realidade, é uma ferramenta que traz muitos outros benefícios.
As questões são importantes, sem dúvida, para medir o conhecimento e identificar os pontos de erro. Sendo assim, você as encontra nas plataformas, em listas de cursinhos, bem como em apostilas e outros livros. No entanto, a função do simulado é, de fato, simular a sua prova como um todo.
O simulado deve incluir todas as características do dia da prova. Ou seja, o concurseiro deve fazê-lo com o objetivo de simular
- tempo de prova;
- nervosismo;
- controle de tempo nas questões; e
- estratégia de prova.
Ao realizar um simulado, você já desenvolve a sua estratégia — por onde irá iniciar a prova, por exemplo. Ademais, você descobre quanto tempo leva para fazer cada matéria, para passar as questões a limpo no gabarito, para fazer a redação etc.
É possível saber tudo isso antes do dia da prova se você fizer os simulados da forma correta até lá. Então, se você quer conquistar a sua aprovação, você precisa fazer muitos simulados encarando-os como se eles fossem realmente a sua prova. Nesse sentido, você vai reservar um dia e preparar o ambiente para realizar o simulado.
Dessa forma, quando chegar de fato o dia da sua prova, você já terá passado por isso diversas vezes — mais de 100 vezes, se possível. Sem dúvida, isso vai te deixar mais preparado e tranquilo na hora.
De acordo com o nível o qual você se encontra, pode começar com um simulado por mês e aumentar gradativamente, por exemplo
- Iniciante: um por mês, ou um a cada duas semanas;
- Avançado: um por semana;
- Reta final: 2 por semana;
- Na semana da prova: 4 ou 5 por semana.
Nessa última semana, ou na reta final, o ideal seria realizá-lo no mesmo horário da prova, para que seja feito da forma mais real possível.
Como fazer os simulados para concurso da maneira correta?
Muitas pessoas perguntam também quando começar a fazer simulados para concurso. No início dos estudos, por não ter tido contato com muitas matérias, pode não ser muito proveitoso realizar o simulado. Mas logo nos primeiros meses, quando o aluno já estiver estudando mais matérias ou estiver mais avançado em uma matéria ou outra, o ideal é já começar a fazer um simulado por mês ou um a cada duas semanas.
Além disso, é importante aumentar a frequência dos simulados aos poucos e iniciar pelas matérias que você está estudando — as outras você pode apenas ler para saber como elas são cobradas. Mas o ideal é começar a fazer simulados antes de fechar todas as matérias do edital, porque eles vão medir a sua evolução. Não importa quantos pontos você fizer, apenas continue estudando e levando os simulados a sério.
Ao fazer um simulado, você consegue ver na prática a evolução do seu estudo. Quando você começa a fazê-los logo no início — com 2 a 3 meses de estudo —, a probabilidade de ver os seus pontos aumentando — ou até dobrando — a cada simulado é bem maior do que se você começa mais avançado.
Isso vai te motivar ainda mais, além de permitir que você “sinta” como é a prova, como é ficar 3 ou 4 horas sentado lendo questões — praticamente como será na hora da prova, de fato.
O que é preciso considerar para fazer os simulados da maneira correta?
Você vai precisar de fato imaginar que aquele é o dia da sua prova, isto é, simular ao máximo. Tente fazê-lo em um novo ambiente, que não seja o seu lugar comum de estudos, para que você não fique tão confortável. Isso vai te ajudar a lidar melhor com a situação no dia da prova.
Outro ponto importante é realizar o simulado com um cronômetro, a fim de controlar o tempo que você demora para fazer cada matéria, bem como a prova toda. É bom que você se acostume o quanto antes com o tempo que você terá para fazer a prova no dia.
Além disso, o ideal é não fazer muitas pausas durante a realização do simulado, como se tivesse um fiscal ali, então você vai ao banheiro ou bebe água com tempo contado.
Já pense considere também alimentação no dia do simulado. O que você comeria antes de ir para a prova e, depois, durante a sua prova — qual seria o lanche —, o que seria interessante e o que não seria bom comer nesse dia. Assim, você já vai preparado nesse sentido também.
Por fim, é fundamental não só fazer o simulado, mas também corrigir as questões. E se você errou algumas, procure a resposta correta delas e encare isso como uma questão a menos que você poderá errar no dia da sua prova.
Essa correção pós simulado vai complementar o seu material de estudos. Então, não desanime ainda que você erre 50 questões no simulado, reveja o que errou e pense nisso como algo que você não errará mais.
Conclusão
Fazer simulados para concurso é fundamental para conquistar a aprovação. Então, escolha um horário e se prepare para fazê-lo como se fosse o dia da sua prova — dê realmente o melhor de si.
Assim, quando chegar o dia, de fato, você já estará tão acostumado com isso que não irá sentir tanto a diferença — a sua mente e o seu corpo estarão preparados, e você vai encarar como mais um simulado.
Ainda que haja nervosismo e ansiedade próprios do dia, você estará muito mais preparado não só em relação às questões, mas a todos os outros fatores. Por isso, os simulados são uma ferramenta excelente que, se utilizada da maneira correta, fará você colher muitos frutos no dia da sua prova.
Veja também: como revisar o conteúdo estudado?