Você quer saber quantas horas estudar por dia para concurso? Saiba quanto tempo de estudo você precisa em cada momento para passar.

Você quer saber quantas horas estudar por dia para concurso?

Antes de mais nada, esta é uma das perguntas que mais me fazem. Quantas horas estudar por dia para concurso? Você também tem ou já teve essa dúvida?

Há um número exato de horas para estudar por dia?

Em primeiro lugar, não tem um valor exato, absoluto, de horas que você precisa estudar por dia. Na verdade, essa resposta depende de uma série de fatores, como

No entanto, dos 4 critérios acima, o mais importante é o último: o momento em que você está. Sem dúvida, o mais importante é você dar o seu máximo o tempo todo. Por isso, hoje eu vou te apresentar uma estratégia simples que vai garantir que você atinja a máxima performance no dia da sua prova.

Você já assistiu aqueles filmes de luta? Rocky, Creed, Guerreiro, por exemplo. Se sim, vai lembrar que em todos eles há uma coisa em comum. O personagem treina regularmente de forma mais leve até que alguém o desafia para a luta.

A partir desse momento, o seu treino muda completamente. Ele começa dar o seu máximo em todos os treinos, de acordo com as instruções do treinador. E, depois disso, no dia da luta, o personagem está com o melhor condicionamento possível — ou seja, tem força suficiente para vencer. 

Nesse sentido, você percebe que ele não aumentou a carga de treinos antes de estar próximo o dia em que ele vai lutar. Se ele passa dos limites nos treinos, pode se machucar e comprometer o desempenho no dia da luta. Ele também não pode correr o risco de atingir o ápice de sua performance antes da luta.

Como definir quantas horas estudar para concurso?

Da mesma forma acontece nos estudos. Os principais livros que abordam o assunto produtividade, em sua maioria, apontam que o primeiro passo para você conquistar disciplina é traçar e cumprir pequenas metas. Se o seu corpo e a sua mente não estão acostumados com tal ritmo e você já iniciar com grandes metas, muito provavelmente você não vai conseguir cumpri-las. 

E, se chegar a cumprir, será por um breve período de tempo até começar a fadigar e entrar em uma fase de burnout — que, em português, quer dizer esgotamento. É um período no qual a pessoa fica totalmente desmotivada: não consegue abrir o caderno, não tem vontade de estudar ou fazer qualquer coisa.

Mais de 70% dos estudantes que me seguem nas redes sociais disseram que já sofreram burnout pelo menos uma vez, durante o período de estudos. Então, para quem está começando a estudar agora, o ideal é iniciar com 3 ou 4 horas de estudo e aumentar esse tempo de forma gradativa, ao longo dos meses. De modo que dentro de 3 ou 4 meses, o aluno esteja estudando em torno de 5 horas por dia.

Sendo assim, nesse momento pré-edital você vai estudar de maneira equilibrada e manter esse ritmo. E quando estiver próxima a abertura do edital, você vai intensificar o ritmo dos seus estudos — como no exemplo dos filmes que falei acima. Lembrando que a carga horária deve crescer de forma gradual, até que umas duas semanas antes da prova, o aluno atinja o máximo de horas de estudo possível por dia.

Quantas horas estudar por dia após a abertura do edital?

Após a abertura do edital, você continua aumentando a carga horária de estudos de forma gradual. E nas duas últimas semanas antes da prova — diferentemente do momento pré-edital — vamos buscar um desequilíbrio nos estudos. No entanto, isso é feito de maneira consciente e controlada, a fim de que o aluno consiga manter esse ritmo até o dia do exame. 

Afinal, espera-se que o burnout só aconteça depois da prova; mas, o estudante também não pode realizar a prova com energia de sobra, ou seja, que ele poderia ter aproveitado para estudar mais.

Dessa forma, o ideal é que duas semanas antes da prova, ele esteja estudando no mínimo 10 a 12 horas por dia. Isso é o que eu fiz para passar. Além disso, vale comentar que a motivação aumenta muito com o edital aberto, e os cursinhos disponibilizam diversos materiais e questões para te auxiliar nessa reta final.

Qualidade x quantidade na hora de estudar para concurso

Osaka clock tower

Não caia na história de que qualidade é melhor do que quantidade, quando o assunto é quantas horas estudar por dia para concurso. Nesse caso, você precisa não só de qualidade, mas também de quantidade. Uma coisa não exclui a outra. 

A primeira você consegue com técnicas de estudo, ou seja, qualidade você conquista sabendo planejar, estudar e revisar bem. Já a quantidade, você alcança com disciplina e estratégia de estudos. 

Você pode pensar que quantas horas estudar por dia para concurso não é o mais importante. Talvez você já até ouviu falar de alguém que estudava apenas 5 horas por dia e passou. Mas essa não é a maioria. Posso te dizer também que conheço milhares que não passaram estudando essa mesma quantidade de horas por dia.

Agora, se você me perguntar quantas pessoas eu conheço que estudaram de 10h a 12h por dia, depois da abertura do edital, e não passaram: são pouquíssimos. Por isso, a quantidade conta muito — disciplina em primeiro lugar.

Conheça aqui (LINK) as 10 melhores técnicas de estudo para concurso.

Conclusão

Agora você já entendeu que a quantidade, nesse caso, importa tanto quanto a qualidade. Não basta saber estudar bem e aplicar boas técnicas — o que é bastante importante também —, mas é preciso dedicar muito tempo se você quer mesmo passar.

Lembre-se, por fim, de que as horas de estudo devem aumentar de forma gradual e de acordo com o momento em que você se encontra — antes ou depois do edital. Bons estudos! 

Veja neste artigo como não procrastinar nos estudos!