Você se dedica às provas discursivas da PF/PRF? Saiba como se preparar bem para a redação da sua prova do concurso com algumas dicas.

Talvez você pense nas provas discursivas e se sinta inseguro por não saber escrever bem, mas a verdade é que é possível começar a estudar do zero e se preparar bem para elas. Neste texto, você vai ver algumas dicas de como treinar para as provas discursivas desde o início dos estudos. Aliás, é importante que você comece a se dedicar antes da abertura do edital.

Faça redações para treinar para as provas discursivas PF/PRF

Em primeiro lugar, se você já sabe que tem dificuldade com a escrita, comece a treinar muito, mesmo antes de o edital abrir. Estabeleça a redação como uma das primeiras matérias da sua rotina de estudos. Você pode começar fazendo uma por semana, por exemplo. Nos primeiros meses de estudo, o ideal é que você já comece a fazer simulados também. Sendo assim, você pode colocar uma redação para fazer junto com a prova.

Então, toda semana você faz um simulado e uma redação. E é bom que você treine as duas coisas juntas — simulado e redação —, afinal, no dia da prova do concurso, você terá de fazer a sua prova discursiva juntamente com a objetiva. Mas, ao longo da semana, é fundamental que você tenha um horário específico para estudar redação

Você precisa encará-la como uma matéria como outra qualquer. Dessa forma, você terá um horário para corrigir as suas próprias redações — reescrever —, estudar sobre os temas, assistir a aulas de redação, aprender estruturas textuais. Enfim, buscar formas de melhorar a escrita. 

Muitos concurseiros não fazem isso e acabam não estudando de fato para as provas discursivas PF/PRF. É comum deixar para estudar somente após a abertura do edital, ou simplesmente fazer uma redação a cada quinze dias, por exemplo. No entanto,  dedicar um horário específico no seu cronograma de estudos para a redação é muito importante.

Se você quer alcançar o seu objetivo, chegar à aprovação, vai precisar melhorar a sua escrita, estudar sobre redação, aprender técnicas e, sem dúvida, praticar — ou melhor, escrever — muito! 

Como estudar bem para provas discursivas PF/PRF

Há diversas técnicas que ensinam a construir um esqueleto de redação, ou seja, criar uma estrutura, e tudo isso facilitará a realização da sua prova. Não tenha medo de investir tempo de estudo em redação, então

Isso vai te ajudar a aprimorar a sua escrita, a ter novas ideias a respeito dos temas, bem como a entender como funciona a estrutura de uma boa redação. 

Procure serviços de correção de redação

Umas dicas para provas discursivas PF/PRF.

Com o passar do tempo, você passa do nível iniciante para intermediário. Nesse momento, é importante que você tenha um profissional para corrigir as suas redações. Para isso, você pode contratar um serviço de correção de redação. Sem dúvida, vai te ajudar muito a se preparar melhor, pois você terá o feedback de um professor — um profissional especializado —, para ajustar a sua escrita. Ele vai te dizer no que você precisa melhorar, bem como quais são seus pontos fortes e fracos. 

Mas não é algo que você não precisa assinar constantemente, pode ser de tempos em tempos. Você contrata um pacote de 8 ou 10 redações corrigidas, por exemplo. Além de lapidar a sua escrita, você ficará mais motivado a escrever. 

Vale ressaltar que muitas pessoas começam a procurar esse serviço de correção somente após a abertura do edital. No entanto, é nessa hora que acontece a lei da oferta e demanda. Se tem muita gente procurando, os preços sobem. Além disso, o profissional precisa de um determinado tempo para corrigir a sua redação, então talvez você não consiga mais um pacote com aquele professor que você gostaria. Sendo assim, a melhor hora para você treinar escrita e contratar um profissional de correção é o momento pré-edital — ou seja, antes dessa procura aumentar. 

Dessa forma, você consegue encontrar preços bem mais atrativos e ter acesso a profissionais muito mais gabaritados — que depois estarão com a agenda lotada. Com esses profissionais, você também pode ter acesso a diversas outras redações produzidas por concurseiros mais experientes. Ler redações de nota máxima, por exemplo, vai te ajudar a ter ideias e você ainda poderá se espelhar naquele determinado modo de escrita.

Faça a redação que aparecer no seu simulado

No momento em que você não estiver com um serviço de correção de redação contratado, faça a redação do seu simulado. É muito importante que você realize muitos simulados durante a sua preparação, então aproveite e faça a redação que aparecer em cada um deles.

Um grande erro é, durante o simulado, ler o tema da redação, e não fazê-lo por ser algo que você não conhece ou sobre o que você não gosta de escrever. Esse é um péssimo hábito! Se no dia da sua prova você se depara com um assunto sobre o qual você não tem domínio, não poderá pular ou escolher outro tema na hora.  

Então pare de criar esse hábito nos seus simulados. Ainda que seja um tema do qual você não tenha a menor ideia, escreva alguma coisa — improvise. Tenha como base o texto motivador, escreva as ideias com outras palavras; enfim, crie essa habilidade de improviso. Ela vai ser muito importante caso aconteça algo assim no dia da sua prova. E, depois, ao longo da semana, no horário em que você estuda redação, procure saber sobre esse tema e reescreva a sua redação. 

Esse também é um ponto muito importante. Se na hora você não conhecia o tema e teve de improvisar, depois, na sua sessão de estudos, você vai se dedicar àquele tema e reescrever a sua redação, agora sabendo do que se trata o assunto. Sem dúvida, é uma técnica que vai ajudar muito a melhorar na escrita.

Desenvolva uma estrutura de redação

Por fim, mais uma dica muito importante para te ajudar a se preparar bem para as provas discursivas é desenvolver uma estrutura de redação. Dessa forma, você poderá replicar a mesma estrutura para praticamente qualquer tema. Para isso, você vai precisar entender como a banca avalia uma estrutura de redação — a banca CESPE, no caso de um concurso da Polícia Federal.

Se você tem uma quantidade de parágrafos estabelecida, uma frase de início, bem como os conectivos e as conjunções para amarrar bem toda a redação, você simplesmente encaixa o tema nesse esqueleto — na sua estrutura de redação. 

Depois, com o tempo, isso se torna cada vez mais natural. Além disso, ter uma estrutura fará com que você economize muito tempo na redação no dia da sua prova. E, assim, possa se dedicar mais às outras matérias. Não negligencie as provas discursivas, muitos concurseiros vão bem na objetiva, mas reprovam por não terem se dedicado à redação, por exemplo.

É claro que não é da noite para o dia que você vai começar a escrever bem, pode demorar alguns meses, mas esse tempo é necessário. E quanto mais cedo você começar, mais tempo terá depois para se dedicar a todas as outras matérias.

Confira neste post 4 dicas de estudos para concurseiros!