Conheça uma regra que vai te ajudar a melhorar a concentração nos estudos e fazer com que você tenha mais foco para estudar.

moça tentando melhorar a concentração nos estudos
Okay now, try to focus..

Quando pensamos em estudar para concurso, logo vem a nossa mente encontrar um material, sentar e começar a “devorar” todo o conteúdo. No entanto, é comum entre a maioria dos estudantes a dificuldade de se manter constante, bem como a falta concentração nos estudos.

Neste texto, vamos apresentar uma dica específica que, se colocada em prática, vai te ajudar a melhorar a concentração e o foco durante os estudos. Lembrando que se você quer passar em um concurso de alto nível, a concentração é fundamental.

Como a regra dos 10 minutos pode ajudar?

A regra dos 10 minutos é apresentada pelo autor do livro “Indistraível”, Nir Eyal. Ela funciona da seguinte maneira: “Se eu me pegar querendo olhar o celular para me distrair, quando eu não consigo pensar em nada melhor para fazer, eu digo a mim mesmo que tudo bem ceder à tentação, mas não agora. Eu só tenho que esperar 10 minutos. Essa técnica me ajuda a lidar com todo tipo de distração potencial.”

Tal regra funciona para as mais diversas distrações do dia a dia. Além disso, ela nos ajuda a fazer o que os psicólogos chamam de “surfar na onda do impulso“. Ou seja, observar e analisar as sensações e os desejos que nos levam à distração, sem começar uma luta dentro de si para afastar aquele sentimento. O ideal é que o impulso vá se afastando lentamente.

Sendo assim, a técnica visa sobretudo limitar a impulsividade que temos em relação a todas distrações que estão à nossa volta. Ela se aplica também àquele instante que você sente a necessidade de comer algo fora da sua dieta, por exemplo. Nesse momento você está na onda do impulso. Então, a ideia da técnica é levar a pessoa a tomar consciência desse desejo ou sensação que está sentindo, e não ceder logo de início. Esperar os 10 minutos passarem, a fim de avaliar novamente tal desejo.

Depois desse tempo, a tendência é que aquele impulso — aquela primeira vontade — vá se dissipando a cada minuto. No entanto, a grande maioria das pessoas ou se rende muito cedo ao impulso, ou tenta lutar contra ele e ignorar as distrações com todas as forças.

Veja neste artigo como revisar o conteúdo estudado.

Como melhorar a concentração nos estudos?

homem trabalhando no escritório por ser inútil, tentando melhorar a concentração nos estudos

Fiódor Dostoiévski, escritor russo, no ano de 1863, escreveu “Tente impor-se a si mesmo a seguinte tarefa: não pense em urso polar. Você verá que o maldito bicho te virá a mente a cada minuto.” Isso significa que quanto mais você tentar ignorar uma distração ou uma vontade, mais fortemente essa ideia vai se prender a sua cabeça.

Então, tentar a todo custo esquecer esse desejo que vem à tona não é a melhor opção, quanto mais você lutar, mais a ideia vai permanecer na sua mente. Dessa forma, o melhor a se fazer é aceitar o pensamento que vem — aquele desejo impulsivo causado pela distração. Aceite-o e aplique a regra dos 10 minutos. Assim, ele vai fluir e se dissipar durante esse tempo de espera, no qual você estará realizando, de fato, a atividade necessária.

Enquanto você estuda, muitas coisas vão passar pela sua cabeça — e diversas vezes. Você vai ter vontade de se distrair com qualquer coisa: uma notificação no celular, um aplicativo, uma mensagem etc. E se você tentar lutar contra esses pensamentos e vontades, eles vão vir com mais força, de tal forma que você não vai conseguir focar no estudo nem tampouco tirar aquele pensamento da cabeça.

Por isso, a regra dos 10 minutos sugere que você aceite esse desejo, dizendo a si mesmo que só dará atenção a ele dentro de 10 minutos. E, nesse tempo, enquanto a onda do impulso se dissipa, você realiza a atividade daquele momento, o que você precisa, de fato, fazer — ler, revisar, resolver questões etc. Assim, quando esse tempo passar, talvez você nem se lembre mais da mensagem ou do aplicativo que queria abrir, e o seu foco permanecerá onde deve estar.

Conclusão

Sem dúvida, a distração costuma ser uma grande inimiga, sobretudo quando temos uma tarefa importante a cumprir — que talvez não seja muito agradável no momento. Isso acontece muito durante o tempo de estudo, ainda mais quando não se tem o hábito. Contudo, existem inúmeras técnicas as quais você pode aplicar no seu dia a dia para melhorar o desempenho nas mais diversas atividades.

Lembre-se de que concentração é treino. Muitas pessoas acreditam que a concentração é algo que nasce com você: ou você tem ou não tem. Outros até pensam ter alguma doença, como déficit de atenção, mas, na maioria das vezes, o que falta é treinar a concentração. Ela pode ser potencializada por meio de técnicas, bem como prejudicada pelos maus hábitos.

A regra dos 10 minutos é, portanto, uma das muitas técnicas capazes de te ajudar a melhorar o foco e a concentração. Comece a colocá-la em prática e veja aumentar a qualidade dos seus estudos.