Você vai prestar o concurso da PF e quer saber como ficar perto de casa? Entenda como funciona as lotações PF e pontuação.

Quando você pensa em escolher algo para a sua vida, uma profissão — como é o caso aqui —, você sempre vai se deparar com os pontos positivos e negativos da situação.
Em relação à Polícia Federal, uma questão que atormenta muitos concurseiros é a mudança para local de fronteira. Imagine você precisar se mudar para um lugar remoto, sem estrutura, longe da família e dos amigos e sem previsão para voltar para casa? Sem dúvida, é um grande impacto na vida de qualquer um.
Além disso, muitos ainda diziam que seria necessário ficar até 8 anos nesses lugares, por exemplo, para conseguir um dia voltar para casa. Não à toa, essa ideia faz com que os aspirantes à PF se perguntem se é isso mesmo que eles querem.
Em primeiro lugar, a melhor coisa que você pode fazer nesse caso é entender como o processo funciona. Não adianta se desesperar por causa do que você ouviu dizer; o que importa é como a questão funciona na prática. Por isso, neste texto, vou te contar exatamente como essa situação se desenvolve na realidade — o que envolve as lotações PF e sua pontuação.
Lotações PF: para que lugar do Brasil eu vou quando me formar?
Além de “para onde eu vou” depois de formado, muitas outras dúvidas surgem, por exemplo
- como é a experiência;
- como voltar para casa; e
- quanto tempo demora para conseguir voltar.
Então, vamos lá. Depois de ter realizado o mais difícil, que é passar no concurso, a sua primeira mudança será para Brasília — para a Academia Nacional de Polícia (ANP). É neste lugar que você se tornará um verdadeiro Policial Federal — e lá o regime é de internato. Algumas turmas têm liberação no fim de semana; outras, não. Por isso, prepare-se para passar de 2 a 4 meses longe da sua família, bem como para viver uma ótima experiência no ramo.
Nos últimos dias de curso, acontece a escolha das vagas. Nesse momento você vai escolher onde será a sua primeira lotação e, consequentemente, o lugar onde você irá morar. Existem, então, algumas opções. Em regra, na maioria dos casos, as lotações disponíveis para quem se forma ficam no norte do país, por exemplo
- em regiões de fronteira;
- em cidades pequenas;
- em cidades do interior do norte; e
- nas capitais do norte do país.
Além disso, a depender do concurso, também são abertas vagas para locais no sul do país. Há ainda casos de pessoas que voltam direto para São Paulo, sem chegar a ir para a fronteira. No entanto, essas situações são muito raras. Por isso, já tenha em mente que você vai ser lotado no Norte. Você vai encontrar vagas para cidades como
- Manaus;
- Rio Branco;
- Belém;
- Cruzeiro do Sul; e
- Santarém.
Lotações PF e pontuação: como acumular pontos?
Sabendo disso, seu primeiro pensamento talvez seja achar que o ideal é escolher uma capital, uma vez que conta com uma estrutura melhor. Mas eu te digo: depende. Isso porque quanto menos estrutura a locação tiver, mais pontos você vai ganhar! Ou seja, quanto menos estruturado for o local — quanto menor a sua qualidade de vida —, mais pontos você consegue por dia.
E esses pontos serão a sua chance de poder mudar para um local melhor no futuro. A cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, por exemplo, te dá 4 pontos por dia. Já Manaus, oferece 1 ponto e meio. A capital do Acre, Rio Branco, 3 pontos.
Dessa forma, no futuro, as pessoas que tiverem mais pontos acumulados poderão escolher lugares melhores. E até voltar para perto de casa mais cedo. Nesse sentido, você depende das lotações PF e sua pontuação para voltar logo para casa.
O que acontece com quem fica na lotação da fronteira?
Quando se fala em fronteira, muita gente se assusta. Mas, atualmente, a grande maioria dos locais já possui internet com fibra óptica, bons apartamentos, bem como mercados e restaurantes qualificados. A situação de quem vai trabalhar na fronteira não é tão precária como você imagina.
Aliás, o trabalho na fronteira é, sem dúvida, muito mais rico. Ele é muito mais dinâmico, assim você poderá desenvolver diversas operações que vão te oferecer inúmeras experiências — você vai aprender muito.
Não à toa, a lotação da fronteira é chamada, pelos colegas dentro da firma, de “escola”. Isso porque um policial que vem de um local como esse tem muita bagagem e, assim, está bem mais apto para atuar quando estiver em outro lugar — ou até quando voltar para casa.
Quando posso sair da fronteira?
Sempre que abrir uma turma nova na ANP, você poderá se mudar. Logo, quanto mais concursos públicos acontecerem e quanto maiores eles forem, mais policiais vão se formar e assumir o seu lugar. E, com isso, novas oportunidades de mudança aparecem.
Não é possível saber exatamente quando um concurso público irá sair. Às vezes, pode demorar até 5 anos. Nesse caso, a pessoa ficará na fronteira até que uma nova turma se forme. E isso também varia de acordo com o número de vagas que serão abertas no concurso — pois disso depende quantas turmas serão formadas na ANP.
Então, a cada turma formada, você tem oportunidade de se mudar.
Veja também: 4 dicas de estudo para concursos
Para onde posso me mudar?
Quando uma turma está para se formar, a PF faz um levantamento do Brasil inteiro para saber quais lugares estão defasados — precisando de policiais. Afinal, pessoas do Brasil todo, em diversas delegacias, se aposentam, se mudam, pedem exoneração etc. Mas não só isso, o aumento de crimes também exige mais policiais em determinada cidade, por exemplo.
Ao abrir as vagas, a PF já se informa a respeito de quem quer se mudar de lugar e coloca essas pessoas em uma fila. A ordem dessa fila é de quem tem mais pontos para quem tem menos — e aqui entra a questão das lotações PF e sua pontuação. Sendo assim, aqueles que ficaram, de início, com os piores lugares e acumularam muitos pontos terão uma boa pontuação e, por isso, estarão entre os primeiros da fila.
Por outro lado, quem estava em uma capital, um local mais estruturado, provavelmente ficará no fim da fila. Além disso, aquelas pessoas que estão na PF há muito tempo (20 a 30 anos) tendem a ser os primeiros da fila, uma vez que acumularam muitos pontos ao longo do tempo.
E, assim, as vagas são ofertadas. O primeiro da fila tem a oportunidade de escolher para onde ele quer ir, de acordo com as vagas disponíveis. Os últimos, nesse sentido, vão ficar com os lugares que sobraram — ou onde eles estão mesmo, caso desistam de mudar.
Em resumo, sua volta para casa depende de três fatores
- novas turmas se formando na ANP, o que depende da abertura de concursos e do número de vagas ofertadas;
- quantas vagas abertas tem na cidade que você quer; e
- qual demanda pelo local — quanto mais desejado o lugar, mais difícil de conseguir ir para lá.
Lotações PF e pontuação: como voltar logo para casa?
Tendo em vista como funciona a mudança de local, a estratégia de muitas pessoas, quando entram na Polícia Federal, é escolher o pior lugar. Elas optam por um local de fronteira mais remoto, uma locação na qual a estrutura é bem precária, por exemplo, pois assim podem acumular mais pontos desde o início e ter mais chance de voltar logo para casa.
Então, cabe a você decidir. Você tem duas opções:
- ir para uma cidade isolada e com pouca estrutura, com o objetivo de acumular pontos e poder voltar logo para casa — ou até ir para algum outro lugar que você deseja; ou
- escolher uma cidade com uma qualidade de vida melhor, talvez uma capital, mas acumular menos pontos e, consequentemente, ficar mais tempo isolado.
É claro que essa decisão é pessoal e pode depender de uma série de fatores. Algumas pessoas têm família e desejam ir para um lugar com uma qualidade de vida melhor, para levar a família junto. Já outras podem optar por ficar longe da família por um tempo, em uma condição até ruim, com o intuito de alcançar logo uma boa pontuação e ter a chance de voltar.
E aí, o que você prefere?