Você quer passar no concurso do DEPEN? Aprenda o melhor modo de estudar para o DEPEN e como montar sua estratégia de estudo.
Em primeiro lugar, se você vai mesmo prestar o concurso do DEPEN (Departamento Penitenciário do Nacional), foque totalmente nele. Não estude para dois concursos ao mesmo tempo! Dedique-se totalmente a estudar para este, o qual você fará em breve, e deixe os outros de lado por enquanto.
Quanto tempo devo estudar?
O edital aberto é a etapa mais importante da preparação. Por isso, essa é a hora de de aumentar a sua carga horária de estudos gradativamente.
Então, se antes você estudava 3 ou 4 horas por dia, agora você vai precisar aumentar para 5, 6, 8 horas por dia. E, nas duas semanas antes da sua prova, o ideal é que você esteja estudando o máximo possível — 10 ou até 12 horas por dia.
Esse sistema progressivo de estudos — isto é, aumentar a carga horária aos poucos — é feito com o objetivo de levar você atingir a sua máxima performance no dia da prova. Sendo assim, não é bom que você comece desde agora — da abertura do edital — estudando 8 a 12 horas por dia.
Dessa forma, você já estaria muito cansado nas semanas que antecedem a prova e acabaria diminuindo o ritmo de estudos — o que não é o ideal. Isso só iria te prejudicar, uma vez que você precisa, ao contrário, aumentar o ritmo e revisar muito, nas últimas semanas antes da prova.
Estudar para o concurso do DEPEN: cronograma
Você já entendeu que o processo deve ser gradativo. Mas “como montar o cronograma de estudos para o DEPEN?” — Você deve estar se perguntando. Muitas pessoas têm dúvidas sobre como distribuir a carga horária, a fim de aproveitar o máximo na hora de estudar. Então, vamos lá.
Imagine um cronograma de segunda a sexta-feira para um aluno que estuda de manhã, de tarde e no início da noite. Por exemplo:
Manhã | 07h30 – 09h30 10h – 12h |
Tarde | 14h30 – 16h30 |
Noite | 18h – 19h |
Dessa maneira, você estudaria as matérias 7 horas por dia — de segunda a sexta-feira. No sábado, o estudante pode dedicar um tempo maior para fazer simulados; e, no domingo, estudar durante umas 3 horas pelo menos. Vou deixar um exemplo a seguir:
Sábado (simulado) | 07h – 12h |
Domingo | 14h30 – 17h30 |
De acordo com esse cronograma, o aluno estudaria 43 horas por semana. Mas, antes de preencher tais horários com as matérias, costumo deixar pelo menos 2 horários livres na semana. Assim, o aluno utiliza esse tempo para estudar a matéria que achar melhor — geralmente a que ele mais precisa ou a que irá render mais.
Onde encaixar os horários livres?
Esses espaços livres podem vir, preferencialmente, no primeiro horário da manhã de quinta, bem como no segundo horário da manhã de sexta, por exemplo. Por quê? Em primeiro lugar, porque é no final da semana que o estudante vai ter mais noção de que conteúdo ele precisa estudar mais, — uma vez que já passou por diversas matérias desde o início da semana.
Além disso, é bom que seja um horário no qual o aluno não vai procrastinar. Por isso, o momento da manhã costuma ser mais propício para estudar para o concurso do DEPEN.
Estudar para o concurso do DEPEN: como distribuir as matérias?
Das 43 horas, 5 são de simulado e 4 são livres. Resta então, 34 horas para distribuirmos as outras matérias. Para isso, tenho uma planilha que faz essa distribuição da melhor forma. Nela coloco todas as matérias, a performance do aluno, o número de questões e quantas horas ele vai estudar por semana.
Dessa forma, a planilha mostra como o estudo deve ser distribuído. Vou deixar um exemplo dela a seguir e, com base nela, você mesmo pode montar a sua.
Nesse caso, a planilha recomendou 8 horas de estudo por semana para a matéria de Execução Penal. Então, você vai no seu cronograma de horários e distribui essa matéria em 4 horários de 2 horas, por exemplo. E, assim, você faz com todas as matérias.
Seguindo tal distribuição, você tem a garantia de que está aproveitando o seu tempo da melhor forma possível. Com base não só no peso da matéria, mas também no seu nível de conhecimento do assunto.
Qual deve ser a minha estratégia de estudos para o DEPEN?
Em resumo, o importante é
- Aumentar, de forma gradual, as horas de estudo após a abertura do edital;
- Distribuir as suas horas de estudo de maneira inteligente — conforme o peso da matéria e o grau de conhecimento que você tem sobre tal conteúdo; e
- Ter uma estratégia de estudos.
A respeito dos dois primeiros itens já falei acima. Agora você vai entender qual é a estratégia de estudos. Antes de mais nada, essa foi a estratégia que adotei para passar na no concurso da PF (Polícia Federal) — e, com isso, alcancei o segundo lugar.
Ela sempre começa de trás para frente. Por isso, você já vai reservar o dia anterior à prova para assistir às revisões de cursinhos — aquelas lives gratuitas que eles fazem no Youtube, por exemplo. Isso também vai ajudar a não cansar muito a sua mente um dia antes da prova.
Nos três dias antecedentes, você vai revisar os pontos-chave, como aqueles temas mais difíceis ou os que você esquece com mais facilidade. Em suma, temas que exigem mais da sua memória.
Uma semana antes da prova, o ideal é que você faça uma revisão linear de tudo o que está no seu caderno. Isso vai ajudar a refrescar a sua memória. E, nas semanas antecedentes, é bom que o aluno resolva muitas questões — muitas mesmo! Umas 500 questões por dia, por exemplo, como forma de revisão.
Fazer questões é um dos métodos mais eficientes de revisão que existem.
Por fim, chegamos ao início que é a abertura do edital. Esse momento inicial é a hora do aprendizado — aprender os conteúdos novos, assistir às videoaulas etc. Conforme o cronograma que te ensinei a montar acima. Tal estratégia é, portanto, o que eu faria — ou melhor, o que eu fiz — para passar no concurso.
Conclusão
Estudar para o DEPEN com o edital aberto vai exigir mais de você. Elevar a sua carga horária de estudos de maneira gradativa, até o dia da prova, é fundamental para você passar.
Por isso, se você trabalha, é um bom momento para tirar férias e se dedicar exclusivamente ao concurso. E se você não tinha ideia de como começar, agora já tem uma estratégia para estudar bem e um modelo de cronograma para montar o seu.
Bons estudos!
Veja também: 4 dicas de estudos para qualquer concurso.