Você sabe fazer uma boa revisão? Saiba como revisar o conteúdo estudado de maneira ativa e aprender de vez qualquer tema que você estudar.

homem estudando, aprendendo como revisar o conteúdo estudado

Sete maneiras de revisar o conteúdo estudado de forma ativa

Antes de mais nada, estudos científicos comprovam que a revisão ativa — resgate ativo, ou até “active recall”, do inglês — é a melhor maneira de aprender um novo conteúdo.

Neste texto, você vai ver sete formas de como revisar o conteúdo estudado, aplicando as técnicas de revisão ativa. Assim, você poderá praticar o resgate ativo do conteúdo no seu dia a dia, a fim de fazer o seu estudo render muito mais e as suas notas aumentarem.

1. Antes de começar a estudar, faça um pré-teste

A primeira dica é o pré-teste. Você sabia que pode usar o resgate ativo antes mesmo de aprender o conteúdo? Antes de abrir o pdf que você vai utilizar para estudar, ou antes de assistir à videoaula, tente resolver algumas questões sobre o tema — aquelas do final da apostila, por exemplo. Sem dúvida, você vai errar a maioria, uma vez que ainda não estudou tal conteúdo. Mas esse é o intuito.

Nesse caso, você vai se aproveitar do chamado “efeito de hipercorreção”. Ou seja, quando você acha que sabe alguma coisa do conteúdo e erra na hora de responder a questão, você acaba memorizando ainda mais o tema. Dessa forma, quando o estudante for começar, de fato, a sessão de estudos, ele terá uma noção maior do que é realmente importante, bem como do tema que aparece com mais frequência na prova.

Depois de passar pelas perguntas, por consequência, você fará uma leitura mais atenta do material, ou assistirá a aula com mais atenção, afinal você já terá entrado em contato com o tema e com a maneira como ele é cobrado na prova.

2. Para revisar o conteúdo estudado, explique-o

uma das formas de Como revisar o conteúdo estudado é explicando aos outros

Você também pode fazer uma revisão ativa enquanto aprende o conteúdo. E isso de forma simples. Após ler uma explicação, ou assisti-la em formato de aula, por exemplo, você vai deixar o material de lado e tentar explicar (em voz alta) para si mesmo o que acabou de aprender.

Em seguida, você já pode continuar o estudo normalmente. Com essa técnica de revisar o conteúdo estudado, você deixa de estudar de maneira passiva e passa a fazer isso de forma ativa — assim você garante que aprendeu mesmo e não só leu ou ouviu de forma automática e passiva.

3. Elabore questões sobre o tema e revise o conteúdo

Durante os seus estudos, ao se deparar com um assunto relevante — que você acredita que pode ser cobrado na prova —, elabore uma questão sobre ele. Você vai se colocar no lugar do examinador e pensar como esse tema poderia ser abordado na prova.

Então, escreva as questões que você elaborou sobre cada matéria ou conteúdo e de vez em quando volte a respondê-las. Dessa forma, você não só pratica o conteúdo, mas também retoma o assunto várias vezes, a fim de não esquecê-lo.

Outra opção é colocar essas questões no aplicativo Anki. Aliás, essa técnica é uma das que mais traz resultados na prática — ainda mais se o seu tempo até a prova é curto.

4. No fim do dia, reescreva tudo o que você aprendeu

Antes de dormir, é bom que você planeje o dia seguinte. O que você vai estudar amanhã? Junto com isso, vale a pena revisar o conteúdo estudado durante o dia, de forma breve e simples. Você vai escrever tudo que aprendeu, com as suas palavras — ou por meio de esquemas — em uma folha ou quadro branco, tentando explicar a matéria para você mesmo.

Tal técnica, além de servir como uma primeira revisão, faz com que o seu cérebro trabalhe esse conteúdo durante a noite. Sendo assim, quando você acordar, eles estarão mais vivos na sua memória.

5. Fazer simulados e questões é outra forma ativa de revisar

Em primeiro lugar, o simulado é uma forma de você testar os seus conhecimentos antes da prova. Além disso, ao fazê-lo, você percebe em qual ponto está errando ou acertando mais e, assim, pode ajustar o seu plano de estudos.

Com os simulados você acompanha o seu desempenho, a fim de direcionar os seus estudos para a matéria ou conteúdo de que você mais precisa.

6. Ensinar é a melhor forma de revisar o conteúdo estudado

Sempre que puder, ensine! A grande maioria dos professores relata que o momento em que eles mais aprendem é justamente quando precisam ensinar um novo conteúdo aos seus alunos.

O ato de ensinar é um grande benefício para quem quer aprender de fato, pois a pessoa assume o compromisso de entender ao máximo a matéria, a fim de explicar da melhor maneira possível. 

Assim, você se prepara para dar exemplos, responder perguntas — e, melhor ainda, você coloca em prática tudo o que estudou.

7. Aplique no seu dia a dia tudo o que você aprender

Não faça dos seus estudos um universo paralelo, procure exercitar o conteúdo estudado na sua vida — esse é um modo de realizar uma revisão ativa em qualquer momento.

Se você está estudando português, comece a escrever e falar corretamente, por exemplo. Assim, você coloca em prática o conteúdo que está estudando, bem como encontra uma utilidade para ele. Ao assistir algum jornal, lembre-se do que estudou de determinada matéria e vá dizendo para você mesmo como se avalia tal caso. 

Enfim, existem vários pontos do conteúdo que podem ser praticados nas mais diversas situações do dia a dia.

Conclusão

Neste texto, você viu sete dicas sobre como revisar o conteúdo estudado de forma ativa, mas isso não quer dizer que você precisa escolher uma delas.

Testar cada uma dessas ferramentas vai fazer com que você descubra com qual você mais se identifica, além de tornar o seu estudo mais variado e ativo. Assim você sai do estado robótico ou monótono e consegue estudar para a sua prova com mais motivação.

Veja também: 4 dicas de estudos para concursos.