Como memorizar o que estudo para concurso? Aprenda agora a maneira correta de se lembrar do que você estuda.

Como memorizar o que estudo para concurso? Anotar e revisar ativamente

A revisão é um ponto muito importante nos estudos. Não basta estudar uma matéria de cada vez, por exemplo, e achar que aquele conteúdo não vai sair da sua cabeça só porque você leu. É fundamental revisar as matérias regularmente.

Mas se você costuma fazer suas revisões simplesmente lendo o que está no seu caderno, reassistindo uma videoaula ou relendo seus grifos na apostila ou PDF, por exemplo, você não revisa de maneira eficaz.

Por isso, hoje vou falar sobre um conceito que pode dobrar a sua capacidade de reter o conteúdo na memória. 

Memorizar o que estudo para concurso: como revisar?

Antes de tudo, vale comentar que a maioria dos estudantes ou não revisa, ou faz isso da pior forma possível. Não à toa, a principal queixa dos concurseiros é não se lembrar do conteúdo depois de um tempo. Ou seja, ainda que estudem muito, não conseguem se lembrar da informação quando precisam dela.  

Isso se dá, geralmente, porque a revisão não é feita de forma eficaz. Ler o conteúdo no caderno, assistir novamente a uma videoaula ou reler os grifos no material não são maneiras efetivas de revisar a matéria. E você vai entender o porquê.

Essas atividades tornam a revisão passiva demais. Então, se compararmos com a revisão feita de forma ativa, a capacidade de retenção de conteúdo daquela é muito menor. Por isso, se você quer memorizar o que estuda para concurso, o ideal é fazer uma revisão ativa.

O que é a revisão ativa?

A revisão ativa, nada mais é do que você forçar o seu cérebro ao máximo. Com o objetivo de resgatar as informações que você deseja, em vez de entregá-las de qualquer forma — escritas em um papel, por exemplo.

Um dos primeiros estudos a respeito desse tema foi desenvolvido em 1987. E, depois disso, uma série de outros estudos foram feitos, comprovando o que foi descoberto naquele primeiro.

A pesquisa se deu da seguinte forma: os pesquisadores separaram 3 grupos de estudantes e entregaram uma lista com as mesmas frases para cada um deles. Cada grupo, deveria revisar as frases de determinada maneira, para que depois fosse medido o seu grau de retenção.

Como fazer revisão ativa para memorizar o que estudo para concurso?

Para entender como fazer uma revisão ativa, vamos ver como se desenvolveu e em que resultou a pesquisa de que falamos acima.

Uma das frases, por exemplo, era “O homem furioso entrou no carro.” Então, o primeiro grupo apenas lia e tinha de revisar com o passar do tempo — somente lendo. Já o segundo grupo tinha alguém falando as frases para eles — como em uma aula. E o terceiro grupo, por sua vez, foi estimulado de forma mais ativa.

Na revisão ativa, o grupo tinha de responder perguntas sobre as frases e explicar algumas coisas sobre elas. Considerando a frase acima, eles tinham de dizer se era um homem ou uma mulher, se ele estava nervoso ou feliz, onde ele entrou etc. 

Dessa forma, o resultado do estudo foi que o terceiro grupo, que revisou de forma ativa, teve um percentual de 40% a mais de retenção de conteúdo, em relação aos outros 2 grupos — que revisaram de maneira mais passiva.

Além disso, constatou-se que quanto mais elaborada ou precisa é a informação a ser revisada, mais o conceito de revisão ativa ganha da passiva. Por isso, é uma forma muito eficaz de memorizar o que se estuda, uma vez que as questões de concurso são bem elaboradas, com conceitos mais complexos do que simples frases. 

Sendo assim, quanto mais ativo você for nas suas revisões, mais você tende a guardar as informações por um longo período de tempo.

Como colocar em prática nos meus estudos a revisão ativa e memorizar o conteúdo?

De acordo com o estudo acima, a melhor maneira de você fazer uma revisão ativa é explicar para si mesmo — ou para alguém — o conteúdo, bem como elaborar perguntas sobre o tema. Assim, uma das formas mais eficazes de você memorizar um conteúdo é fazer o seu próprio material de revisão dessa forma.

Além disso, estudos afirmam que aquele percentual de 40% a mais de retenção pode chegar a 100%. Ou seja, quando você revisa de forma ativa, você pode ter até o dobro de retenção do conteúdo.

Portanto, se você costuma fazer a sua revisão de forma passiva e percebe que tem dificuldades para memorizar, na hora de resgatar o conteúdo que você estuda, é bom que você comece a fazer revisões mais ativas no seu estudo. Sem dúvida, você notará a diferença ao longo do tempo. Bons estudos! 

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