Você sabe o que precisa fazer antes de começar a estudar para concursos? Saiba como se preparar para iniciar os estudos da melhor maneira.
Muitos concurseiros se sentem perdidos quando começam a estudar para concurso público. Isso é bastante comum, afinal é diferente de como se estuda para escola ou para a faculdade. Além disso, existem vários cursinhos, diversos métodos e muito conteúdo gratuito. No entanto, de nada adianta o melhor material se, em primeiro lugar, você não sabe estudar.
Neste texto, você vai ver 4 dicas que todo concurseiro deveria aplicar na sua rotina antes de começar a estudar para concursos. Para quem já está mais avançado, elas também podem ajudar nessa jornada rumo à aprovação.
Você não precisa de muito para começar a estudar para concurso
A princípio, você não precisa de muitos materiais — isso pode até te atrapalhar. No início, o que você precisa é de poucos e bons materiais. Sendo assim, fuja daqueles cursinhos com muitos editais — ou com muitos cursos em uma única assinatura. Muito conteúdo logo no começo só te deixará mais perdido, pois você ainda não sabe utilizá-lo da melhor maneira.
Por isso, o segredo é focar em pouca quantidade e muita qualidade. O ideal é escolher materiais simples e básicos. Mais para frente, quando for necessário, você investe em recursos mais específicos.
Além de economizar, você contará com um plano de estudos muito mais eficaz, uma vez que ele estará de acordo com a sua necessidade de estudo do momento. Dessa forma, os 3 materiais fundamentais para um concurseiro iniciante são
- uma boa fonte de conteúdo, ou seja, um cursinho com pdfs e videoaulas voltados para o seu edital;
- uma boa plataforma de questões, a fim de que, desde o início, você coloque em prática o que está aprendendo; e
- uma mentoria ou um acompanhamento de estudos, se for possível, para que você já comece a estudar e usar as ferramentas de forma correta.
Só depois, com o avanço nos estudos, você procura outros materiais específicos. Tais como simulados, correção de redações ou um curso de alguma matéria na qual você tenha mais dificuldade.
O cursinho não te oferece tudo o que você precisa para estudar para concursos
Muitos concurseiros colocam toda a sua esperança no cursinho. E, assim, transferem a responsabilidade da sua aprovação para o curso. Mas não basta comprar um curso e achar que tudo o que você precisa saber está ali. Os materiais não te oferecem 100% do conteúdo de que você precisa. Aliás, é fundamental que todo concurseiro seja um pouco autodidata. Ou seja, busque informações por conta própria em diversas outras fontes.
Você não pode ficar limitado a um curso ou material. Ao longo de sua preparação, você sentirá a necessidade de se aprofundar em alguns conteúdos. E pode ser que a resposta esteja fora do seu curso ou material. Por isso, o concurseiro deve assumir a responsabilidade de buscar todas as informações e respostas de que precisa. Afinal, as videoaulas, os pdfs e os cursos nada mais são que ferramentas. O aluno precisa saber usá-las para tirar o melhor delas e alcançar o resultado que deseja.
A qualidade conta mais que a quantidade
Talvez, no início dos estudos, você se sinta frustrado com a sua carga horária. Muitos veem os colegas estudando de 8h a 10h por dia, por exemplo, e ainda não conseguem estudar por 2h seguidas. No entanto, o aumento da carga horária só vem com o tempo e deve ser gradual. Em primeiro lugar, você precisa de qualidade nos estudos — mais do que quantidade.
Vale lembrar que uma carga horária elevada de estudos só tem efeito para quem já sabe estudar. Ou seja, só aumente a sua carga horária depois de dominar as melhores técnicas de estudo e ter um bom planejamento. Além disso, não adianta aumentar a quantidade de horas sem ter uma rotina estabelecida e um bom método de estudos.
Sendo assim, busque primeiro organizar a sua rotina, definir os seus horários de estudo e adquirir o hábito de estudar. E só depois comece a aumentar as suas horas de estudo — sempre aos poucos.
Antes de começar a estudar para concursos, é preciso aprender a aprender
Esta é a dica mais importante: dedique tempo aprendendo a aprender. A maioria dos concurseiros não está acostumado a estudar e, portanto, não sabe como fazê-lo — por isso se perde e pensa em desistir. Saber estudar é mais importante que a ferramenta que você vai utilizar — o cursinho ou o material.
Estudar para concurso público vai exigir que você tenha um bom plano de estudos. E a sua rotina precisa estar bem estabelecida. Além disso, antes de começar, é preciso que você conheça e saiba aplicar técnicas e estratégias de estudo, a fim de alcançar os resultados que deseja.
Com as melhores técnicas de estudo para concurso, você vai aprender, entre outras coisas, a
- dividir a sua carga horária por matéria;
- estruturar as revisões;
- estudar e revisar de forma eficiente;
- memorizar; e
- controlar o emocional.
Não é como estudar para uma prova no colégio, na faculdade ou na pós-graduação. Se você entende isso e aprende essas técnicas e estratégias antes de começar a estudar para concursos, não vai perder tempo fazendo da maneira errada — sem ver resultado algum.
Sendo assim, se você quer se preparar bem para o concurso, não basta escolher um material, sentar e estudar. Antes de tudo, é necessário aprender a estudar de forma eficaz. E não há como fazer isso sem conhecer as melhores técnicas e estratégias de estudo e colocá-las em prática no seu dia a dia.